Na Europa, o simbolismo inicia-se na última década do século XIX e avança pelo início do século XX, paralelamente as tendências do pré modernismo. O misticismo, o sonho, a fé e a religião passam a ser valores em busca de novos caminhos
Características gerais:
- Uso de figuras de linguagem (sinestesia e aliteração)
- Musicalidade (A música acima de tudo)
- Valorização das manifestações espirituais e metafísicas
- Rebusca valores românticos
- Aversão ao que é real
- Amor ao lúdico e sublime
- Tenta buscar a essência do ser humano
- Oposição entre matéria e espírito
- Principais autores
Esta poesia representa uma reação contra toda produção poética anterior.
- nega Realismo e suas manifestações - contra materialismo, cientificismo e racionalismo
- valoriza as manifestações metafísicas e espirituais - subjetivismo
- eu = universo (também critica o eu “sentimentalóide” dos românticos)
- buscam a essência do homem - alma (poesia de auto-investigação)
- matéria X espírito, corpo X alma, sonho e loucura
- busca da purificação com o espírito atingindo regiões etéreas e integração com o espaço infinito (cosmos)
- corpo = correntes que aprisionam a alma (libertação só pela morte)
- primado do símbolo, valorização da metáfora, onde o símbolo é sugestão
- palavras transcendem significado - cheio de sinestesias, assonâncias e aliterações
- musicalidade do verso
- “poesia pura” - surge do espírito irracional, não-conceitual e contrária à interpretação lógica
- temática da consciência da degradação da vida
http://www.graudez.com.br/literatura/simbolismo.html
SIMBOLISMOOs nomes de maior expressão no Simbolismo português são: Eugênio de Castro, Antônio Nobre e Camilo Pessanha. Esses poetas voltam-se à realidade subjetiva, às manifestações metafísicas e espirituais, abandonadas desde o Romantismo. Buscam a essência do ser humano, a alma; a oposição entre matéria e espírito, a purificação do espírito, a valorização do inconsciente e do subconsciente. Em suas obras encontram-se características e peculiaridades marcantes como: musicalidade, a mais importante de todas as artes. “A música antes de tudo”. Aliterações, assonâncias, onomatopéias, sinestesias. Linguagem vaga, imprecisa, sugestiva, não mostrava as coisas, apenas as sugeria. Negação do materialismo e do cientificismo realista. Retorno à mentalidade mística, comunhão com o cosmo, astros. Personificação, maiúsculas alegorizantes. Mergulho no Eu profundo, nefelibatismo – habitantes das nuvens. Todas essas particularidades e aspectos retratados nas poesias de Eugênio de Castro, Antônio Nobre e Camilo Pessanha consagram-lhes como os maiores poetas da geração simbolista.2. AS PECULIARIDADES NAS OBRAS DOS POETAS SIMBOLISTASAs obras dos poetas simbolistas caracterizam-se por terem linguagem vaga, fluida, que prefere sugerir a nomear. Ornada, colorida, exótica, bem rebuscada e cheia de detalhes; as palavras são escolhidas pela sua sonoridade, num ritmo colorido, buscando a sugestão e não a narração. Utilização de substantivos abstratos, efêmeros, vagos e imprecisos; presença abundante de metáforas, comparações, aliterações, assonâncias, onomatopéias, sinestesias; subjetivismo e teorias que se voltam ao mundo interior. Antimaterialismo, anti-racionalismo em oposição ao positivismo; misticismo, religiosidade, valorização do espiritual para se chegar à paz interior.O pessimismo, dor de existir; desejo de transcendência, de integração cósmica, deixando a matéria e libertando o espírito. Interesse pelo noturno, pelo mistério e pela morte, assim como momentos de transição como o amanhecer e o crepúsculo; interesse pela exploração das zonas desconhecidas da mente humana (o inconsciente e o subconsciente) e pela loucura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário